Tuesday, November 25, 2014

The J.B's - Funk Good Time


Os J.B.'s foram formados em Março de 1970 após a saída maioria dos membros da banda anterior de Brown motivada por uma disputa financeira (as bandas de Brown durante os anos 50 e 60 ficaram conhecidas como "The James Brown Band" e "The James Brown Orchestra"). A formação inicial dos J.B.'s incluía o baixista William "Bootsy" Collins e seu irmão, o guitarrista Phelps "Catfish" Collins, anteriormente membros da obscura banda de funk The Pacesetters; Bobby Byrd (orgão) e John "Jabo" Starks (bateria); três inexperientes músicos (sopro), Clayton "Chicken" Gunnells, Darryl "Hasaan" Jamison e Robert McCollough; e o tocador de conga Johnny Griggs. Esta versão dos J.B.'s tocaram em alguns dos mais intensos discos de Brown, incluindo "Get Up (I Feel Like Being a) Sex Machine", "Super Bad", "Soul Power" e "Talkin' Loud and Sayin' Nothing". Eles também acompanharam Brown durante a turnê europeia, na qual foi gravado o álbum ao vivo Love Power Peace, estiverem na gravação do disco Sex Machine e lançaram dois singles instrumentais muito sampleados: "The Grunt" e "These Are the J.B.'s".


Em Dezembro de 1970 trombonista Fred Wesley juntou-se novamente a James Brown para liderar os J.B.'s. Outros antigos colaboradores de Brown incluindo Maceo Parker e St. Clair Pinckney seguiram Fred Wesley, enquanto os irmãos Collins e a maioria dos J.B.'s "originais" deixaram Brown para se juntar ao Parliament-Funkadelic de George Clinton. Os integrantes dos J.B.'s mudaram frequentemente até o fim do grupo em 1976, após a saída de Wesley e Parker. Além de ser a banda de apoio de Brown, tanto no palco como em gravações, os J.B.'s também gravaram seus próprios álbuns e singles, algumas vezes com Brown tocando orgão ou sintetizador. Seus álbuns geralmente foram uma mistura de funk e jazz. Alcançaram uma série de sucessos no começo dos anos 70, incluindo "Pass the Peas", "Gimme Some More", e "Doing It to Death". Quase todos seus álbuns foram produzidos por James Brown e a maioria lançada pelo selo de Brown, a People Records. Como muitas músicas de James Brown, os J.B.'s também foram um farta mina para produtores musicais, especialmente do hip-hop com o uso de samples.


Durante os anos 80 e 90 Maceo Parker e Fred Wesley fizeram turnês sob o nome de The JB Horns, às vezes acompanhados de outro braço-direito de Brown: Alfred "Pee Wee" Ellis. Os JB Horns gravaram diversos discos para a Gramavision Records que mais tarde foram relançados pela Rhino Records. Também gravaram outro álbum com os produtores Jeff McCray e Richard Mazda chamado I Like It Like That.

Palhinha:












No comments:

Post a Comment