Tomorrow's Gift era uma banda alemã que tocava blues e soul-rock e no final da década de sessenta abandonaram a música progressiva, mas permaneceram fiéis às suas raízes. Com o vocal feminino marcante de Ellen Meyer na primeira fase, os integrantes da banda foram: Carlo Karges (guitarra , percussão), Manfred Rürup (órgão) , Wolfgang Trescher (flauta) , Bernd Kiefer (baixo) e Olaf Casalich (bateria) . Casalich foi substituído por Gerd Paetzke . Essa foi realmente uma banda de talentos promissores, já que três dos membros ainda adolescentes. Seu álbum duplo homônimo tinha um som típico progressivo vintage. Havia faixas longas e poderosas com muita guitarra , órgão, flauta e tambor solos, os vocais de Ellen Meyer chegaram a ser comparados aos de Janis Joplin (exagero, vai!). A produção, cortesia de Jochen Petersen (Ikarus), era simples. Alguns consideram que deveria ter editado o material para um único álbum (do que discordo!). Importante considerar que há material mais do que suficiente ao vivo para um álbum, gravado em dois festivais, 'Pop & Blues Festival '70' e 'Love and Peace' . O primeiro tinha uma versão de 20 minutos de Donovan "Season of the Witch", re-intitulado "Sound of Which", intercaladas com peças instrumentais longas. Ainda assim, é uma boa amostra de seu som ao vivo cru. Este último festival teve outra faixa de 20 minutos: "At The Earth/Indian Rope Man" e "Begin Of A New Sound", mais curta . Os dois shows foram gravados antes de seu álbum de estreia.
O quinteto se dividiu em 1971, mas Manfred Rürup e Bernd Kiefer (baixo) mantiveram a banda tocando. Eles recrutaram "Zabba" Lindner (batera) de Sphinx Tush e gravou "Goodbye Future" (1972 ), como um trio, uma clara ironia, considerando o nome da banda. Este álbum foi considerado tecnicamente melhor, já que a engenharia e produção foram assumidos por Konrad Plank. O som de Tomorrow's Gift mudou completamente e tendia para instrumental jazz-rock com teclado e baixo enérgicos. É verdade que foi um álbum bem variado: Canterbury de influência jazz-rock com peças improvisadas de free jazz (pode-se comparar ao primeiro álbum de Annexus Quam), alguns toques Zappeanos e piadas musicais. O álbum só foi lançado depois de um ano após as gravações estarem concluídas. Então, finalmente Spiegelei / Aamok o lançou. Em janeiro de 1973, o guitarrista Uli Trepte se juntou a eles, antes de Guru Guru, com quem se apresentaram ao vivo. Meio ano depois, Trepte saiu e foi substituído pelo saxofonista e clarinetista Norbert Jacobsen. Este novo quarteto mudou seu nome para Release Music Orchestra e gravou cinco álbuns para o Brain. O guitarrista original Carlo Karges trabalhou mais tarde com grupos bem diferentes como Novalis, Extrabreit e Nena. Ele também tocou como convidado para a Release Music Orchestra no álbum 'Get The Ball' (1976). Manfred Rürup mais tarde gravou com Carsten Bohn's Bandstand, Elephant e Inga Rumpf.
Baseado em Cosmic Dreams at Play - A guide to German Progressive and Electronic Rock by Dag Erik Asbjørnsen, Borderline Productions, ISBN 1-899855-01-7
O quinteto se dividiu em 1971, mas Manfred Rürup e Bernd Kiefer (baixo) mantiveram a banda tocando. Eles recrutaram "Zabba" Lindner (batera) de Sphinx Tush e gravou "Goodbye Future" (1972 ), como um trio, uma clara ironia, considerando o nome da banda. Este álbum foi considerado tecnicamente melhor, já que a engenharia e produção foram assumidos por Konrad Plank. O som de Tomorrow's Gift mudou completamente e tendia para instrumental jazz-rock com teclado e baixo enérgicos. É verdade que foi um álbum bem variado: Canterbury de influência jazz-rock com peças improvisadas de free jazz (pode-se comparar ao primeiro álbum de Annexus Quam), alguns toques Zappeanos e piadas musicais. O álbum só foi lançado depois de um ano após as gravações estarem concluídas. Então, finalmente Spiegelei / Aamok o lançou. Em janeiro de 1973, o guitarrista Uli Trepte se juntou a eles, antes de Guru Guru, com quem se apresentaram ao vivo. Meio ano depois, Trepte saiu e foi substituído pelo saxofonista e clarinetista Norbert Jacobsen. Este novo quarteto mudou seu nome para Release Music Orchestra e gravou cinco álbuns para o Brain. O guitarrista original Carlo Karges trabalhou mais tarde com grupos bem diferentes como Novalis, Extrabreit e Nena. Ele também tocou como convidado para a Release Music Orchestra no álbum 'Get The Ball' (1976). Manfred Rürup mais tarde gravou com Carsten Bohn's Bandstand, Elephant e Inga Rumpf.
Baseado em Cosmic Dreams at Play - A guide to German Progressive and Electronic Rock by Dag Erik Asbjørnsen, Borderline Productions, ISBN 1-899855-01-7
Palhinha:
Putz... surpreso... Today's Gift do Valvulado. Cacei isso na net igual brasileiro honesto caça político honesto... não encontrei.
ReplyDeleteO MEGA é mega rápido. hehehe
Só não concordo com a comparação com a Janis Joplin, e há quem a compare a Ellen Meyer à Inga, do Frumpy.
Ellen é melhor.
No principio, havia Pato Donald... da sua figura, originou Ellen Meyer... mais tarde, nasceu Geedy Lee.
Agradeço de coração, Valvulado!
Grande Pateta, porque não pediu antes?
DeleteAliás, o que não acharem por aí, podemos ajudar a procurar.
Valeu! Abraço
Não sou pateta, mas sou retardado, oportunista e interesseiro, assim, vou aproveitar da situação hehe. O que tenho em comum com o Pateta, é que sou cachorro , sedento pelo download do Wish You Were Here do Pink Floyd com o violino solo.
DeleteTem como arrumar?
Abraços do Pluto
Pateta, este é um post polêmico, pois pode despertar a fúria do DCMA e podemos ter o risco do blog apagado. Envie um email e podemos fazer uma manobra radical...
Deleteabs
Enviei o email mas não obtive resposta. O que quero mesmo é o Wish You Were Here com violino solo. Já é o bastante.
DeleteBrigado
Abraços do Pluto
Po, Valvulado!!!! Retornou com tudo! Valeu mermão...
ReplyDeletePateta, graças ao Geddy Lee, o Valvulado trouxe o Tomorrow's Gift. Sonzaço!!!!
ReplyDeleteAbs
Thanx a lot to this blog. Great music!
ReplyDeletelinks broken
ReplyDeleteBoth links are just fine. Thanks Brothers!
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